Sementes da Vida
Linha do Tempo

O Projeto Sementes da Vida no Vale do Jaguaribe acontece em 9 municípios do Ceará: Aracati, Fortim, Itaiçaba, Limoeiro do Norte, Palhano, Potiretama, Russas, São João do Jaguaribe e Tabuleiro do Norte

04/12/2020

Lançamento do Projeto no Território Praia. Aracati

11/12/2020

Lançamento do Projeto no Território Sertão. Tabuleiro do Norte

16/12/2020

Lançamento Virtual na EFAaoVivo - TV EFA Jaguaribana

27/11/2021

Intercâmbio de Saberes e Sabores do Semiárido. Tabuleiro do Norte

28/11/2021

Intercâmbio de Saberes e Sabores do Semiárido. Comunidade Estêvão  - Canoa Quebrada - Aracati

18/05/2022

Intercâmbio no Assentamento Professor Maurício de Oliveira - Assú - RN

30/09/2022

Inauguração da Casa de Sementes do Canto Grande. Canto Grande - Limoeiro do Norte - CE

15/10/2022

Inauguração da Casa de Sementes do Quilombo Córrego de Ubaranas. Aracati - CE

15/10/2022

Inauguração da Casa de Sementes Plantando Resistência. Comunidade Tapuio - Tabuleiro do Norte

16/10/2022

Inauguração da Casa de Sementes. Sítio Lima - São João do Jaguaribe

21/10/2022

Inauguração da Casa de Sementes Luiz Lourenço de Carvalho. Comunidade Volta Grande - Fortim

05/11/2022

Inauguração da Casa de Sementes Raimundo Félix Celedônio. Comunidade Barbatão - Palhano - CE

19/11/2022

Inauguração da Casa de Sementes Francisco José da Costa - Lagoa Escura - Russas - CE

25/11/2022

Inauguração da Casa de Sementes Antônio Rodrigues dos Santos - Baixa do Juazeiro - Tabuleiro do Norte - CE

25/11/2022

Inauguração da Casa de Sementes Amigos e Amigas da Terra -  Lagoa das Caraúbas - Aracati - CE

26/11/2022

Inauguração da Casa de Sementes Francisco Diassis Silva - Camurim - Itaiçaba - CE

Intercâmbio Saberes e Sementes

Nos dias 27 e 28 de novembro de 2021 aconteceu o Intercâmbio de Sementes e Saberes do Projeto Sementes da Vida no Vale do Jaguaribe. 

O intercâmbio possibilitou a partilha de experiências relacionadas à agricultura, sementes crioulas, histórias das comunidades, esperança da juventude, arte, cultura. Enquanto agricultores e agricultoras, jovens e adultos, iam conversando sobre suas experiências e esperanças, Ricardo Wagner, ilustrador e comunicador popular, acompanhava desenhando em cartolinas os relatos. É o que se chama de Conversa Desenhada, uma relatoria gráfica feita a partir dos relatos da conversa. Ao final foram apresentados belíssimos painéis com ilustrações que puderam ser contemplados por todas e todos. Um grande painel de tecido foi disponibilizado para que os/as participantes pudessem se expressar através da pintura e desenho.

Intercâmbio em Bioconstrução no Quilombo Córrego de Ubaranas - Aracati - CE

No dia 30 de abril de 2022, as comunidades do Projeto Sementes da Vida, realizaram um intercâmbio sobre bioconstrução no Quilombo Córrego de Ubaranas, município de Aracati – CE.

A Casa de Sementes Comunitária do Quilombo Córrego de Ubaranas foi feita utilizando uma técnica de bioconstrução com tijolos de adobe. O material é preparado com barro e areia da própria comunidade, e não passa por nenhum tipo de queima. Os primeiros tijolos da casa foram feitos a partir deste intercâmbio. Crianças, jovens e adultos ajudando em todas as etapas, desde a coleta do material, passando pela medição de quantidades e a amassada do barro, que precisa ficar bem homogêneo, até a colocação do material nas formas para fabricação dos tijolos.

Foi bonito ver nos olhares atentos de agricultoras, apicultores, estudantes, universitárias, pessoas mais jovens e também mais experientes, trocando impressões, saberes e experiências entre si. “Fiquei muito animada/o com a participação das crianças e dos jovens, isso nos estimula a reproduzir isso na nossa comunidade” era o que mais se ouvia das pessoas. O intercâmbio contribui para fortalecer a luta pela vida no semiárido.

Intercâmbio de Saberes no Assentamento Professor Maurício de Oliveira - Assú - RN

No dia 18 de maio de 2022, realizamos um Intercâmbio de Saberes no Assentamento Professor Maurício de Oliveira, município de Assú-RN, entre instituições donatárias da Fundação Interamericana – IAF. Participaram representantes das comunidades do Projeto Sementes da Vida (AEFAJA), educandas e educandos da Escola Família Agrícola (EFA) Jaguaribana Zé Maria do Tomé, representantes das comunidades do Projeto Comunidades Vivas (Instituto Brotar), da Comissão Pastoral da Terra – CPT, da Cooperativa Mista de Trabalho, Assessoria e Consultoria Técnico Educacional – COMTACTE, agricultores e agricultoras agroecológicos, e da Fundação de Educação e Meio Ambiente do Vale do Jaguaribe – FEMAJE.

No quintal de dona Maria de Nalva, professora e agricultora, conhecemos o fogão ecológico, e também como é feito o biofertilizante a partir de urina e esterco bovino, utilizado no plantio do algodão em consórcio agroecológico. O plantio é feito junto com feijão, milho, maxixe, gergelim, melancia, jerimum e melão, em que uma planta ajuda a outra, recupera a fertilidade do solo, e diminui a incidência de ataques de insetos como o pulgão, o bicudo e formigas, sem utilização de nenhum tipo de veneno.

O assentamento possui diversas experiências exitosas, como nos mostrou o Grupo de Mulheres Sementes da Terra. Além do plantio de algodão consorciado em área coletiva, as mulheres do Grupo realizam também outras atividades, como a fabricação de telas de arame liso para comercialização. O Grupo de Mulheres Sementes da Terra é composto por mais de 30 mulheres.

Tivemos a felicidade também de conhecer o quintal da guardiã de sementes crioulas, Dona Ana Maria. Ela cultiva, junto com sua família, e guarda uma enorme multiplicidade de plantas e sementes crioulas nativas e também de outras variedades. Além disso tem dois viveiros de mudas. Momentos como este intercâmbio possibilitam que as famílias camponesas possam partilhar experiências, trocar informações, e dessa forma, fortalecer a construção de um semiárido vivo e saudável.

A AEFAJA administrará este projeto em colaboração com a Cooperativa Mista de Trabalho, Assessoria e Consultoria Técnico Educacional (COMTACTE) e 16 associações comunitárias. Trabalharão com cerca de 400 pequenos agricultores, membros de 16 associações comunitárias, para melhorar seus estoques de sementes existentes e estabelecer pelo menos 16 novos Casas de Sementes, proporcionando-lhes acesso a mais variedades de sementes nativas (mandioca, feijão, arroz, milho, inhame , entre outros).

Conheça nossa equipe de trabalho

Apresentação da equipe do Projeto Sementes da Vida no Vale do Jaguaribe - Ceará, integrantes da Associação Escola Família Agrícola Jaguaribana - AEFAJA e da Cooperativa Mista de Trabalho, Assessoria e Consultoria Técnico Educacional - COMTACTE.

Lançamento do Projeto Sementes da Vida em Aracati - CE

Serão construídas 16 Casas de Sementes Comunitárias no Vale do Jaguaribe durante os dois anos de duração do projeto nas cidades de Tabuleiro do Norte, Limoeiro do Norte, São João do Jaguaribe, Palhano, Potiretama, Itaiçaba, Russas, Fortim e Aracati. Sementes crioulas, também conhecidas como sementes da paixão, sementes tradicionais, sementes da vida, são sementes produzidas sem uso de agrotóxicos ou modificações genéticas.

Lançamento do Projeto Sementes da Vida em Tabuleiro do Norte - CE

Com a Casa de Sementes Comunitária, as agricultoras e agricultores é quem dizem a hora de plantar, sem precisar esperar por sementes do governo, ao cair das primeiras chuvas já é possível preparar a terra e aproveitar o inverno, que é como chamamos o período chuvoso no semiárido brasileiro. Além de um alimento saudável, livre do uso de químicos e modificações genéticas, as Sementes da Vida ajudam a melhorar a qualidade de vida das famílias agricultoras, fortalecendo sua autonomia, segurança e soberania alimentar e nutricional por meio do resgate, recuperação e proteção de estoques tradicionais de sementes.

Equipe do Projeto Sementes da Vida

Thiago Valentim Pinto de Andrade

Coordenador Geral 

Ivoneide Sena

Coordenadora - Território Praia

Adelita Chaves Maia

Técnica de Campo

Jader Silva

Técnico de Campo

Thalysson Santiago Chaves

Coordenador Financeiro

Alisson Chaves Matos

Técnico de Comunicação

Lidiane Gomes

Técnica de Comunicação

Daniel de Souza Lemos

Técnico de Campo