Projetos realizados pela AEFAJA
A Associação Escola Família Agrícola Jaguaribana - AEFAJA é a entidade que conduz os trabalhos da Escola Família Agrícola (EFA) Jaguaribana Zé Maria do Tomé, além de outros projetos de Educação do Campo, Agroecologia e Convivência com o Semiárido.
Escola Família Agrícola (EFA) Jaguaribana Zé Maria do Tomé
Escola de Ensino Médio Integrado ao Técnico em Agropecuária.Por uma Educação do Campo Popular Contextualizada, com base na Agroecologia, na Pedagogia da Alternância, na Convivência com o Semiárido e no Bem Viver.
Sementes da Vida
O projeto Sementes da Vida é realizado pela Associação Escola Família Agrícola Jaguaribana - AEFAJA, em parceria com a Cooperativa Mista de Trabalho, Assessoria e Consultoria Técnico-Educacional - COMTACTE, com apoio da Fundação Interamericana - IAF. O Projeto está construindo ou reformando 16 Casas de Sementes Crioulas em 9 municípios do Vale do Jaguaribe, no Ceará.
Assistência Técnica e Extensão Rural - ATER
O Projeto de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) vêm sendo realizado pela Cáritas Brasileira Regional Ceará em parceria com a Associação Escola Família Agrícola Jaguaribana (AEFAJA) e com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) do Governo do Estado do Ceará. O objetivo do projeto é de oferecer serviços de ATER visando apoiar o desenvolvimento da agricultura familiar-camponesa através de assistência técnica e extensão rural com foco na comercialização da produção.
Sementes Crioulas, Agrofloresta e Sustentabilidade Ambiental no Semiárido
Projeto que vem implantando Casas de Vegetação na Chapada Apodi em Tabuleiro do Norte, no Ceará.
Mulheres Camponesas e Quilombolas no Vale do Jaguaribe-CE: sementes, saúde e participação
Quintais de Saberes e Sabores do Semiárido
Fortalecendo a Educação do Campo através da Educação Digital
Escola de Música Sons da Terra
A Escola de Música Sons da Terra é um projeto conduzido pela Associação Escola Família Agrícola Jaguaribana - AEFAJA na Comunidade dos Currais. Jovens e adultos tem aulas semanais de flauta doce e violão. Além das aulas, a escola faz apresentações no município, como o recital de Natal na praça.